Projetos de capoeira e capoterapia entregam uniformes para crianças e idosos

14/10/2016

A Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CRAS de Guaraci, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 14 de outubro a entrega dos uniformes para crianças, adolescentes e idosos que participam dos Projetos Sociais de Capoeira e Capoterapia do município de Guaraci; Os projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Guaraci são executados pelo Professor Lucas, “Mestre Corvo” destina-se às crianças, adolescentes e idosos de ambos os sexos.

A Capoeira visa atender as crianças e adolescente que por muitas vezes se encontram situação de vulnerabilidade social. Busca desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro, tentando mostrar que a prática da capoeira é um esporte saudável, propagando a cultura da paz e não violência.

Já através da Capoterapia, (originária da Capoeira a qual utiliza-se alguns dos seus elementos) as atividades físicas são orientadas para idosos e pessoas com  necessidades especiais.  Sabe-se que a capoterapia como atividade física é capaz de melhorar a qualidade de vida nas dimensões física, psicológica e social.

A grande dádiva destes projetos, desenvolvidos é a possibilidade de envolver alunos de diferentes níveis sociais, culturais, respeitando a limitação de cada aluno, influenciando para que através da Capoeira, aconteça o resgate da identidade de cada individuo, tendo sua individualidade respeitada, proporcionando “aos capoeiristas” a oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos.