HISTÓRICO DE GUARACI – PARANÁ

O povoamento da região onde hoje se encontra o Município de Guaraci teve início no ano de 1.945.


A história de Guaraci está ligada à de Jaguapitã, Município que, apesar de ser pouco mais antigo, também se inclui no rol dos Municípios novos do Paraná. Efetivamente, Jaguapitã foi elevado à categoria de distrito em 30 de Dezembro de 1.943, e à de Município em Outubro de 1.947.

Aspecto do comércio na rua Dr. Getúlio Vargas em Guaraci 1960

Mas o fenômeno que é comum à toda região do norte do Paraná não se restringe ao Município de Jaguapitã ou ao de Guaraci: é uma decorrência do plantio do café. As numerosas cidades surgidas do dia para a noite em todos os quadrantes da região; a derrubada violenta das matas; a penetração, por vezes racionalizada, das florestas; o cultivo do solo, feraz e bravio; a transformação de zonas inóspitas e perigosas, tudo isso foi obra rápida, realizada de afogadilho.


Em sua maioria, as cidades do setentrião paranaense, tiveram origem num patrimônio, isto é, num loteamento de terras roxas, próprias à cultura do café. Um proprietário da gleba, firma individual e coletiva, procedia a medição e demarcação da terra, organizava o plano de loteamento, fundava o patrimônio. Estavam lançados os alicerces de uma futura cidade. Tudo girava em torno do comércio da terra, do seu aproveitamento racional da cultura do solo, do plantio de café.

Assim nasceram várias dezenas de cidades do norte do Paraná. Assim se processou a colonização e o povoamento de toda a vasta região fisiográfica do Estado. Prevaleceu a política da pequena propriedade, da fundação de núcleos populacionais denominados patrimônio. Foi precisamente essa política adotada pela Companhia de Terras do Norte do Paraná; e foi essa a política seguida, por diversas outras firmas e empresas imobiliárias de menor vulto, mas que muito contribuíram para o progresso e desenvolvimento da região, com a criação de patrimônio, fundação de cidades, aberturas de estradas e de vias de comunicações, aproveitamento das terras e povoamento do solo.

Relevo suave próximo a Guaraci (arenito Caiuá) (PR) – 1960


Guaraci, dando início aos trabalhos de fundação de um patrimônio, no quilômetro 24 da Estrada de Jaguapitã, foi colonizada por Carlos Luiz Costa, Augusto Lourenço da Silva, Norberto da Silva e João Firmino dos Santos que chegaram ao local em 1.945.


Em 1.947, Guaraci passou a denominar-se Colônia de São Sebastião do Guaraci. Naquela época já existiam dez casas de madeira, cobertas de tabuinhas. Foi elevada à categoria de Distrito Administrativo, integrando o quadro territorial do Município de Jaguapitã, pela Lei Estadual n°. 253 de 26 de Novembro de 1954 era elevado à categoria de Município, desmembrado do de Jaguapitã.


Na data de instalação, em 01 de Dezembro de 1.955, foram empossados o primeiro Prefeito, Senhor João Giuli e Vereadores.
Compreende o Distrito Administrativo de Bentópolis, criado pela Lei Estadual n°. 3382 de 26 de Outubro de 1.957.
Pela Lei Estadual n°. 172 de 12 de setembro de 1.961 criou o Distrito Judiciário de Bentópolis.
Gentílico: guaraciense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Guaraci, pela lei estadual nº. 790 de 14 de Novembro de 1.951, subordinado ao Município de Jaguapitã.

Cafezal (arenito de Caiuá), no bairro de Bentópolis em Guaraci (PR) – 1960


Elevado à categoria de Município com a denominação de Guaraci, pela lei estadual n°. 253 de 26 de Novembro de 1.954, desmembrado de Jaguapitã. Sede no distrito de Guaraci. Constituído de 2 distritos: Guaraci e Nossa Senhora das Graças. Instalado em 01 de Dezembro de 1.955.


Em divisão territorial datada de 1°. de Julho de 1.955, o município é constituído de 2 Distritos: Guaraci e Nossa Senhora das Graças.
Pela Lei Estadual n°. 3382 de 26 de Outubro de 1.957, é criado o distrito de Bentópolis (ex­povoado) e anexado ao município de Guaraci.


Em divisão territorial datada de 1°. de Julho de 1.960, o Município é constituído de 3 Distritos: Guaraci, Bentópolis e Nossa Senhora das Graças.
Pela Lei Estadual n°. 4245 de 25 de Julho de 1960, é criado o Distrito de Nossa Senhora das Graças e anexado ao Município de Guaraci.

Zelador do cafezal que aparece ao fundo : município de Guaraci (PR) – 1960


Em divisão territorial datada de 31 de Dezembro de 1963, o Município é constituído de 2 Distritos: Guaraci e Bentópolis.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14 de Maio de 2001.

Fonte

IBGE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support